Brasfoot 2024

Bem-vindos brasfooteiros! Neste post falaremos um pouco sobre o Brasfoot 2024 (2023-2024 PC) e também sobre o Brasfoot 2023 mobile!

Fiquem ligados nesta postagem pois será através dela que será divulgada todas as novidades do Brasfoot 2024, com spoilers da área de sócios, conversas com o Emmanuel dos Santos, comentários da Rádio Brasfoot e muito mais sobre o futuro do nosso jogo.

Brasfoot 2023

Introdução

Todos sabemos que o Brasfoot é um jogo de futebol, do tipo manager, leve, versátil e que roda em qualquer computador Windows (qualquer mesmo). Com o passar do tempo, com o falecimento do Elifoot e Masfoot, o Brasfoot se tornou o principal jogo de futebol acessível a qualquer computador. Surgiu o Brasfoot mobile também, sendo o único jogo manager brasileiro disponível para celular (Android), mas não com os mesmos recursos da versão de computador.

Evolução do Brasfoot

Quem jogou o Brasfoot 2003 pode perceber que a primeira evolução do jogo foi a exclusão das características “cordeirinho”, “fair play” e etc para a adição das que conhecemos agora. E não muito distante foi o incluído o sistema de força individual, qual, particularmente, achei muito legal. Também fora adicionado categoria de base, lado que o jogador atua (não confundir com pé dominante), empréstimo de jogadores, possibilidade de colocar mais titulares pelo editor, múltiplos formatos de competições…

Resumindo, o jogo evoluiu muito. Para alguns poucos, mudanças irrelevantes, para nós, brasfooteiros raiz, mudanças de muito bom grado.

Possíveis novidades

Rumores apontam algumas possíveis novidades para a edição de 20 anos do Brasfoot (2023-2024):

– Maior diversidade de formatos para campeonatos estaduais;

– Nova fórmula da Copa do Mundo (a partir de 2026) e os mundiais de clubes (a definir);

– Ranking permanente de assistências.

Novidades

Ainda não foi anunciado, oficialmente, as novidades do Brasfoot 2024.

Parceria Evolutiva do Brasfoot – PEB

A PEB é uma parceria qual os sites certificados pelo criador do jogo levam as melhores ideias (as mais factíveis de se incluir no jogo) para serem analisadas. A PEB está a mais de 10 anos ajudando no progresso do jogo e é responsável por boa parte das novidades do Brasfoot.

Sugestões

O 433 Brasfoot sugeriu 3 novidades para a atual versão do Brasfoot, e todas foram incluídas. Gerador de jogador, formato de competição com 8 equipes e melhoria nos names e surnames dos jogadores gerados.

Sugestões do 433 Brasfoot para o Brasfoot 2023-2024:

– Formatos de competições em número ímpar (campeonato turco, por exemplo)

– Inclusão de mais competições continentais (CAF, CONCACAF, AFC, etc.)

– Exclusão do limite de titulares no editor (para melhor realidade de força em alguns jogadores)

– Possibilidade de “voltar” uma substituição feita por engano

– Tipo de passe, junto da tela de escalação: passes curtos, longos ou mistos, dando mais realidade para o estilo de jogo e algumas características

– Característica do técnico: equilibrado, ataque total ou contra ataque. Concentra ataque pelo meio ou laterais, tipo de marcação e tipo de passe. Exemplo: Maurizio Sarri – ataque total, pelo meio, marcação pesada e passes longos (não que ele vá usar todo jogo, mas é sua característica principal). Mano Menezes: contra ataque, pelas laterais, marcação pesada e passes mistos. Pep Guardiola: jogo equilibrado, pelo meio, marcação leve e passes curtos;

– Expansão da categoria de base de 15 para 18 jogadores, com a idade mínima de 15 anos.

– Limite mínimo do estádio: 500.

– Acesso facilitado aos botões da tela inicial do jogo, para criação de skins personalizadas.

Brasfoot Online

A tão aguardada e sonhada implementação do Brasfoot Online. A questão é a seguinte: Por que ainda não foi implementado o modo online no Brasfoot?

Alguns brasfooteiros acabam tendo que recorrer ao TeamViewer para ter a mesma sensação do modo multiplayer online, mas não é a mesma coisa. Outros recorrem aos “campeonatos de Brasfoot online”, que, convenhamos, de online não tem nada. Inclusive alguns cobram até um valor para inscrição (mas não podem comprar um registro do brasfoot 🤡), algo totalmente abominável, caso esse valor arrecadado não seja convertido para premiação ou até mesmo contribuição com um (ou alguns) registro oficial.

Depois desse breve texto, abaixo listamos algumas coisas que precisam ser criadas para o Brasfoot ter modo online:

– servidor para os jogadores – um bom servidor para que suporte a demanda de jogadores conectados nos servers.

– servidor para database – nada mais que um espaço para que a base de dados do Brasfoot online seja armazenada. O contra seria equipes desatualizadas, caso não haja integração com os patches dos sites que são parceiros oficiais.

– conexão estável de internet – por mais que uma partida não dure 2 minutos, é essencial uma boa conexão de internet, para melhor fluidez e andamento do jogo.

E sabe o que impede o modo online? A pirataria! O valor do registro oficial do brasfoot (nome e código funcionando) é irrisório, custando menos que os lanches mais baratos de redes de fast-food.

“Ain mas o Emmanuel lucra com venda de registros e blablabla”. Esse discurso, mais que manjado, para não investir no registro precisa cair, até porque o Emmanuel não teve (e não tem) o intuito de lucrar com o jogo.

Peguem o custo de um servidor bom, que vá suportar uma demanda considerável de jogadores online e coloquem na ponta do lápis se os registros totais adquiridos cobrem um ano de server + mão de obra.

O registro, mesmo custando uma merreca, não é comprado agora, imagina se subisse o valor para pelo menos cobrir os custos com servidor.

Então é bem improvável que, nesta versão, surja o modo online do Brasfoot.

“O Emmanuel deveria liberar o código do jogo para que possamos melhorar ele.” Vocês liberariam o código de um projeto seu com quase 20 anos de história? 🤦🏽‍♂️

Fora que o Emmanuel é super aberto a novas ideias para o jogo, inclusive tem pouco tempo que foi trocada toda a linguagem do Brasfoot.

MAP – Movimento Anti Pirataria

O MAP é uma ideia nova para que a pirataria do Brasfoot fique próxima a zero. Nesta versão o MAP reportou 9 registros que foram amplamente divulgados e 4 registros que eram divulgados em grupos de redes sociais (sim, estamos infiltradas em alguns). Considero a estreia do MAP um sucesso, visto que o objetivo traçado foi cumprido.

Enquanto OFICIALMENTE não há anúncio do Emmanuel, fica essa postagem, com alguns possíveis spoilers da futura versão de PC.

Sempre lembrando, baixe conteúdos de sites parceiros do Brasfoot, pois estes fazem o verdadeiro trabalho árduo, sem se apropriar indevidamente das criações dos patchers (que passam dias fazendo UM patch para a comunidade, sem ganhar um centavo).

3 comentários

  1. Eu sempre quis poder comprar registros do brasfoot, mas não possuo nenhuma fonte de renda ainda, para apoiar o ótimo trabalho do Emmanuel e também pra participar da área de sócios, então praticamente toda minha vida usei registros divulgados para jogar o jogo completo, se Deus quiser o desse ano eu compro.

    já tive várias ideias pro jogo que venho jogando desde 2015 e quis dar sugestões, espero que você possa repassar essas ideias pro Emmanuel

    -Diferentes línguas (inglês, espanhol etc.) pra poder divulgar o jogo no exterior e conseguir mais jogadores

    -Transferências acontecerem mais vezes e com mais realismo, empréstimos também, apesar de que a frequência em que você recebe propostas de empréstimo são boas, o realismo é baixo, já teve time com 4 LE querendo pegar mais um LE emprestado do meu time, não faz sentido nenhum

    -Poder "tirar férias" igual no FM, eu gosto de fazer simulações do futuro no brasfoot, mas é muito demorado pq tenho q ficar passando resultado por resultado e também parar pra recusar convites pra ser técnico de algum time

    -Opção para não receber convites de outros clubes, assim não é necessário ficar indo em rejeitar todos sempre

    -Candidatar-se em algum clube, oferecer pra trabalhar em algum clube também seria algo legal, ao invés do que ficar torcendo pra algum clube te enviar proposta, você mesmo se oferecer a ele, mesmo que o clube tenha técnico, ele poderia ter seu nome guardado na mente pra quando demitirem o atual, e caso seu renome como técnico seja maior que o atual deles, eles simplesmente aceitarem e demitirem o atual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.